quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher!!! ^ ^

 Olá mulherada hoje é o nosso dia ^^ Parabéns á todas !!!!!
 O post de hoje vai falar sobre o dia da mulher ( claro ) 




Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.

Mulheres da América Latina comemoram 8 de Março

  A data lembra a luta das mulheres pela garantia de seus direitos e reforça que ainda há muito que se conquistar. Para marcar o 8 de março deste ano, organizações de diversos países da América Latina preparam atividades referentes à questão.


 Na Região de Arica y Parinacota, no Chile, a celebração acontece nesta quarta-feira (7) - véspera do Dia Internacional da Mulher. O Governo Regional reunirá artistas nacionais e locais no Parque Vicuña Mackenna para realizar uma apresentação artística em homenagem às mulheres.


A Vice-Reitoria de Extensão da Universidade do Chile prepara um painel de conversa sobre o tema Corpo e poder: violências simbólicas, violências políticas. O evento está marcado para ocorrer na quinta-feira (8) na Aula Magna da Faculdade de Economia e Negócios (FEN). A atividade contará com a participação de algumas mulheres que se destacam no país, como as líderes estudantis Camila Vallejo e Daniela Isla; a economista Carla Lehmann; a ex-ministra da Saúde María Soledad Barría e outras.


No México, integrantes de PEN (Promoção da Literatura, Defesa da Liberdade de Expressão) convocam a população a lembrar as escritoras assassinadas e desaparecidas no país e pedir investigação e justiça para os casos. A organização pede que as pessoas coloquem, no dia 8 de março, avisos de morte na imprensa nacional e local e enviem mensagens às autoridades mexicanas demandando fim à impunidade e exigindo investigações dos casos de assassinatos e desaparecimentos de escritores/as no país.


De acordo com comunicado divulgado por PEN, desde 2006, 45 jornalistas, escritores/as e blogueiros/as foram mortos/as ou desapareceram no México. "Cinco dos nove escritores mexicanos assassinados em 2011 foram mulheres; seus homicídios foram especialmente selvagens”, destaca a organização.


Na Colômbia, a data será lembrada com debates. Na quinta-feira (8), no marco da Segunda Mostra Internacional de Cinema e Formação dos Direitos Humanos das Pessoas Migrantes (Cinemigrante), acontecerá o diálogo Mulheres, conflito e cultura: o impacto da guerra na vida das mulheres colombianas. O evento, que acontecerá no auditório Teresa Cuervo Borda do Museu Nacional da Colômbia, ainda exibirá o filme Mamá Chocó, dirigido por Diana Cuellar.


Na Argentina, a cidade de Crespo, localizada no departamento de Paraná, celebrará o Dia Internacional da Mulher com atividades culturais durante os próximos dias 7, 8 e 9 de março. Exposições, apresentações de peças teatrais, mostras fotográficas e debates sobre direitos das mulheres, violência de gênero, saúde e mulheres protagonistas na economia e na política são apenas algumas das atividades programadas para ocorrer em diversos pontos da cidade.


Na sexta-feira (9), integrantes da Federação Departamental de Trabalhadores de Cusco (FDTC) e da Federação Peruana de Jovens se reunirão na sede da FDTC, no Peru, para uma conversa e videoconferência sobre o papel da mulher na luta social.


O Dia Internacional da Mulher na Europa 


Se te enfurecem os 31 anos de leis islâmicas contra as mulheres iranianas!
Se te repugnam os 31 anos de opressão e repressão religiosa!
Se o teu coração se enche de dor por flores caídas como Neda, Taraneh e outras!
Se odeias a desigualdade e a discriminação contra as mulheres!
Se te opões a qualquer forma de sistema patriarcal!


O texto acima é de uma convocatória para acções na Holanda, na Alemanha e em França por ocasião do Dia Internacional da Mulher em defesa da luta das mulheres iranianas contra o regime islâmico misógino do Irão.


Em Londres, no domingo, 7 de Março, os manifestantes irão marchar, partindo ao meio-dia de um local ainda não decidido, e irão depois fazer uma concentração frente à Embaixada da República Islâmica do Irão (16 Princes Gate, London SW7 – estação de metro mais próxima: South Kensington).


Entre as intervenções estará uma mensagem da Organização de Mulheres 8 de Março (Irão-Afeganistão), o Inci Kaya-Turquia (Movimento Democrático Europeu das Mulheres), a Houzan Mahmoud (Organização para a Liberdade das Mulheres no Iraque), a Sabrina Qureshi (Ascensão de um Milhão de Mulheres) e a Yassamine Mather (Tirem as Mãos do Povo do Irão).


Entre os artistas que irão actuar encontram-se Gissoo Shakeri (cantor), Ziba Karbasi (poeta), Arashk Farahani (rapper) e Nahid Naimi (director de teatro). 


Em Taranto, Itália, o Movimento Femminista Proletario Revolucionario irá levar a cabo dois dias de discussão sobre as mulheres em luta, a 13 e 14 de Março. 




Dia Internacional da Mulher em Seul



Já é um registro da festança que aconteceu há algumas horas, na praça Cheonggye (aquela, onde fiz umas fotos no natal), organizada pela Korean Women’s Association United (KWAU), com o tema “Homens e mulheres unidos para acabar com a violência contra mulheres e meninas”. Sim, essa questão, tão crucial no Brasil, também é grave por aqui, um país pra lá de machista.

Pelas fotos, a gente pode ver que a concentração foi beeeeeeeeeeem diferente do que rola no Brasil… hehehehe… acho ótimo que seja um evento que reúne homens e mulheres, mas vocês não acham meio estranho esse marmanjo aí, meio de lider do grupo? isso é a foto do 8 de março na Coreia…

E eu nunca vou me perdoar por ter perdido a muvuca. Hoje cedo, até comentei com Ted que estava com muitas saudades das passeatas das mulheres em Recife, estava nostálgica mesmo. Mas, me envolvi tanto num trabalho que preciso terminar até amanhã, que não olhei o jornal, pra checar se havia algum evento programado por aqui. Quando vi, já era tarde demais.

Humpf  :-/    agora, só no próximo ano.







Feliz Día de la Mujer Popular ( espanol )
Bonne fête des femmes ( Francês )
해피 여성의 날 ( Coreano )
幸せな女性の日( Japonês )
Happy Women's Day ( Inglês )
Festa della Donna Happy (Italiano )

 Feliz dia Da Mulher!!!!!






         Nós as K-sm desejamos a todas as mulheres um ótimo dia e Feliz dia da Mulher !!!!

                    





                                                  Por: Aneko =^.^=

Nenhum comentário:

Postar um comentário